quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Eternidade


Este texto começou a ser escrito durante um período de muitos questionamentos e pensamentos aflitivos. A busca por significado era intensa. Hoje vivo um período de maior serenidade e pude escrever um novo parágrafo final para este texto.Espero que gostem.

O que torna a existência do homem relevante?Uma pergunta tão difícil de responder, já me levou a muitos conflitos sobre o que realmente vale a pena. A vida passa tão rápido, por um momento somos jovens cheios de planos e após um piscar de olhos somos velhos que já sentem o cheiro da morte se aproximando,esquecidos,enfraquecidos e apenas com memórias se apagando com uma rapidez cada dia maior de suas mentes.
Por que lutamos, nos esforçamos, sacrificamos, preocupamos se tudo esta condenado ao esquecimento?Hoje ficamos ansiosos pelo futuro, a procura de uma companheira para toda a vida, a procura de um bom emprego e quando alcançamos tudo isso percebemos que tudo esta condenado a desaparecer com o tempo, sequer lembro qual foi o melhor dia da minha vida.
Salomão fala que ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade e aqueles que ainda virão também serão esquecidos pelos que vierem depois deles, todos querem ter realizações para serem lembrados, mas isso é uma ilusão. Que maldição para o homem viver esforçando-se para realizar coisas que estão condenadas ao pó. Tentei simplesmente evitar tais pensamentos e assim me sentir melhor, mas temi que os anos passassem e eu não tivesse feito nada de relevante. Afligia-me pensando nestas coisas, e cheguei a comparar a vida a um sanduíche ambos prazeres efêmeros,a vida deve ser recheada de alegrias,emoções,realizações e quem sabe em seu fim encontraremos algum sabor.
Não posso entender os inescrupulosos que mesmo após se desfazerem das ilusões da juventude, da sensação de eternidade continuam a cometer crimes, desrespeitos, buscar guerras, violência, roubos e outras agressões ao próximo.O que querem obter?Não há onde esconder essas riquezas, não há pra onde as levar, todos nós estamos caminhando pra um lugar onde nada disso entrará.
Como é feliz o que tem uma fé, que espera algo além desta jornada terrena, que sabe que há algo maior a se construir do que as simples realizações desta vida. Como é feliz o que crê na eternidade, pois sabe que poderá construir coisas que não se acabarão e assim descobrem o verdadeiro significado da esperança.Esperança,a maior motivação do homem,que o anima a prosseguir e a se alegrar com o futuro ainda que o presente seja terrível.Fé, a certeza das coisas que não se vê, a razão de nossa busca. Mediante ela podemos preencher o vazio de nossos corações e saber que não é inútil esta vida, há muitas coisas relevantes a se fazer para si e para o outro.
A eternidade não é uma linha de chegada, de fato, ela já começou para aqueles que nela crêem. Entender isso nos livra da mera contemplação e nos devolve à beleza de vivermos este tempo que nos foi concedido na terra. Não precisamos sofrer com a brevidade das coisas, pois tudo o que fazemos de bom ecoará para sempre e nosso trabalho, nossa família, nossas conquistas estarão sempre contribuindo para que Deus complete a boa obra que começou em nós.
Elevemos então o nosso pensamento àquele que nos criou e colocou em nosso coração o anseio pela eternidade em sua presença, e façamos o bem a toda criatura com fé em Deus e alegria no coração.

"Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil." C.S Lewis

Um comentário:

  1. "A eternidade não é uma linha de chegada, de fato, ela já começou para aqueles que nela crêem. Entender isso nos livra da mera contemplação e nos devolve à beleza de vivermos este tempo que nos foi concedido na terra." - Lindo!! Também já passei pelos questionamentos de que vc falou no início do texto e, às vezes, ainda me surpreendo com eles. Me alegro ao ver que você tem suas motivações para a vida tão claras e que consegue encontrar prazer aqui enquanto tem o olhar voltado para a eternidade.

    ResponderExcluir