
Uma das lembranças mais fortes que tenho da campanha de 2002 era de uma atriz da Globo dizendo, no programa do PSDB, que tinha medo de Lula e do PT. Falava de inflação,de falta de liberdade e outras coisas mais. Naquela época também, falavam que existia risco de golpe, de fechamento de igrejas, mas nada disso se concretizou. Essa campanha terminou com a emblemática frase de Lula: "A esperança venceu o medo"
Essa esperança se confirmou?Em alguns aspectos sim e em outros não, por várias vezes o PT tropeçou no sistema, e esse sim é dificil de combater, seja o governo que for.
Assim como, em 2002, foi feito pelo PSDB, imprensa e cia, uma campanha baseada no medo e em calúnias tenho visto hoje algo semelhante ao que foi feito contra Lula, na verdade bem pior, pois Dilma não conta com o mesmo carisma .
Não faço aqui uma defesa da Dilma, mas tenho visto um movimento espalhado em alguns grupos baseado na mentira, na calúnia e no preconceito. Tudo isso me deixa profundamente indignado.
Tenho recebido emails falando que Dilma, foi guerrilheira, assaltante e assassina.Primeiro, até onde eu sei, não existe nenhuma comprovação de que Dilma tenha matado alguém. Em segundo lugar precisamos fazer um exercício e voltar aos tenebrosos anos 60 e 70 no Brasil.O país vivia uma ditadura, sanguinária e intransigente e muitos jovens politizados e corajosos resolveram se opor àquele governo, vários optaram por pegar em armas. É uma opção legítima? Naquele tempo era uma via perfeitamente aceitável, especialmente considerando-se que o Brasil vivia em regime de exceção e o clima era de guerra. Não acho que ninguém possa ser condenado por ter aderido a esses movimentos de esquerda, obviamente àqueles que mantiveram a sua coerência e escrúpulos.
Falam também que Dilma é a favor do aborto. A esposa de José Serra disse que Dilma é a favor de matar as criancinhas. Ouvi Dilma dizendo que é a favor da descriminalização do aborto, agora ela diz que é contra. O PSDB tem nadado de braçada nesse tema, mas com muita hipocrisia, pois será que José Serra é de fato contra? Não acho que seja, pois ele mesmo já havia incluido o aborto no SUS em 1998. Sou contra o aborto, mas também sou contra a hipocrisia.
Em 2009 participei de um debate universitário, em um ambiente claramente elitista e em sua maioria de eleitores do PSDB, a ampla maioria era a favor do aborto, com as justificativas mais esdrúxulas. Hoje, os mesmos usam o aborto para pisotear em Dilma.
Estão falando também que o PT vai censurar a imprensa e implantar uma ditadura. Alguém sabe me apontar alguma medida concreta do governo nesse sentido?? A única coisa que eu ví é o Presidente Lula criticando a imprensa, e com razão. A mídia perdeu o critério para criticar e é claramente parcial.Em São Paulo um jornal tomou uma medida até louvável e parou de dizer que é imparcial declarando apoio a José Serra, mas a essa altura nem precisava mais, pois nada poderia ser mais explícito.
Ou seja tenho visto grandes absurdos nessas eleições, e um preconceito nojento contra Dilma. Eu pessoalmente não votei nela no 1º turno, mas no 2º turno tenho que ser pragmático. Pergunto: O que é melhor,continuar o governo da maior distribuição de renda da história ou dar um voto de confiança a quem já provou que não merece e agora tem feito uma campanha tão baixa??A primeira opção me parece claramente mais razoável..